Caso Joana: deslizes e implicações no Marketing

Joana

História

Recentemente a empresa dona do site bomnegocio.com, cometeu um deslize ao publicar uma foto que supostamente seriam de clientes satisfeitos com os serviços oferecidos pelo site, a fim de promover uma campanha publicitária: a foto, na verdade, era de um site que vende imagens para fins publicitários.

Por que fizeram, e como descobriram?

O conhecimento do público a cerca desse fato, deveu-se a um usuário que provavelmente curte a página e mostrou que a foto não era exatamente a ideia que o bomnegocio queria vender. O que mais espanta as pessoas, é o fato de uma empresa com grande aporte de recursos(que recentemente veiculou na mídia uma propagando com o Ex-jogador argentino Diego Maradona) destinados a publicidade recorrer a um banco de dados de imagens para realizar uma campanha publicitária.

E o que podemos tirar de tudo isso?

O fato de uma empresa não levar em consideração que uma falsa ideia publicada na Internet possa vir a passar despercebida, mostra como as vezes um pequeno deslize nas mídias sociais por parte de uma empresa pode ter efeitos negativos no sentido do que se pretendia. Esse fato pode ser analisado, sobre a ótica do pesquisador da cibercultura, Piere Lévy, que diz: “Quando ouço uma palavra, isto ativa imediatamente em minha mente uma rede de outras palavras, de conceitos, de modelos, mas também de imagens, sons, (…). Mas apenas os nós selecionados pelo contexto serão ativados com força suficiente em nossa consciência.” (PIERRE LÉVY, 1992, p.23)”. Há uma grande possibilidade, em uma página como a do bomnegocio.com em uma rede social, com muitas pessoas que seguem suas “postagens”, que uma simples foto, por exemplo, possa despertar algo na reminiscência de quem a vê e a faça pensar sobre o que viu. O fato é que isso ocorreu, mesmo a pessoa provavelmente não conhecendo a foto de antemão.

 

Referências:

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2004.

OLIVEIRA, Priscila. Empresas Aproveitam Gafe do bomnegocio.com Para se Promoverem. Disponível em: <http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/30792/empresas-aproveitam-gafe-do-bomnegocio-com-para-se-promoverem.html&gt;. Acessado em 02 de junho de 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s