Alcance de opiniões na rede

Para entender como a opinião, comentário ou review de uma pessoa sobre um determinado produto ou empresa se espalha e alcança um número enorme de pessoas em diferentes lugares podemos recorrer a chamada “teoria das redes”, apresentada no livro Seis Graus de Separação, de Duncan Watts.

Image

Seis Graus de Separação

Segundo teoria dos “seis graus de separação” foi um experimento realizado pelo psicólogo social Stanley Milgram, no ano de 1967. Milgram objetivava compreender o “problema do mundo pequeno”. Segundo Watts (2009, p. 19), o que Milgram queria mostrar era que “mesmo quando alguém não conhece nenhum conhecido nosso […] ainda assim essa pessoa conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém que nos conhece”. O pesquisador, então, queria saber quantos são esses “alguéns”. Milgram elaborou o “método do mundo pequeno”, ou seja, entregou cartas a diversas pessoas, que eram incumbidas da tarefa de fazê-las chegar a um único alvo, porém havia algumas regras: as pessoas não poderiam enviar as cartas diretamente ao alvo, a não ser que o conhecessem, e também deveriam passa-las apenas a pessoas que conhecessem bem. Milgram então percebeu que as cartas passaram pelas mãos de seis pessoas, em média, até chegar ao destino final, e assim, originou-se a expressão “seis graus de separação”.

Image

As opiniões a seis passos de todos

Hoje, não é difícil nos depararmos com clientes insatisfeitos divulgando reclamações nas redes sociais que logo se tornam um viral, alcançando milhares de pessoas em menos de um dia. Essa é uma consequência da internet, que é uma rede sem escala (um número bem pequeno de seus elementos são altamente conectados, formando os chamados “hubs”, enquanto a grande maioria tem uma quantidade modesta de conexões).

É o caso de quando uma pessoa posta uma reclamação no site ReclameAqui ou no Facebook (nós da rede altamente conectados), a reclamação fica ao alcance de uma enorme quantidade de pessoas e assim se espalha rapidamente por toda a rede.

Fique por dentro

Uma forma interativa e fácil para ter uma ideia de como funciona a teoria dos “Seis Graus de Separação” é assistir o seguinte vídeo:

Fonte: livro “Seis Graus de Separação”

Anúncios

Sobre Filipe Vasconcelos

Profissional da área de transportes sobre trilhos e apaixonado por mobilidade urbana. No tempo livre se arrisca em desenvolvimento front-end e programação.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s