Reviews e ações contra consumidores

Um estudo da empresa eVOC Insights, apesar de não ser tão recente, mostra em sua pesquisa que 63% dos consumidores analisados mostraram indícios de que tendem a comprar produtos de sites que possuem notas e reviews. Essa pesquisa envolvia sites de compras como Amazon, CircuitCity (fechada por falência em 2009), BestBuy e Wal-Mart. Sites que seguiam a mesma ideia do site da Amazon, tinha preferencia na hora de comprar um produto on-line, dado seu alto repertório de análises em seus produtos.


Análises negativas podem ser positivas

O quê um produto pode fazer, é fácil descobrir. Qualquer site de compras possui uma descrição, e para os mais desconfiados, nos sites dos fabricantes é possível obter uma boa suma de informações.

Nem sempre uma review negativa significa o fim do mundo para o produto.

Nem sempre uma review negativa significa o fim do mundo para o produto.

Já o quê o produto não faz, é uma informação mais difícil de se obter antes da compra. Aí entra o vantagem das críticas negativas, elas estabelecem um maior nível de veracidade ao produto. Todos sabem que não existe um produto top, perfeito, sem nenhum tipo de problema. As reviews negativas tem uma vantagem de poder dizer coisas que os fabricantes não podem, os defeitos do produto, e isso não é necessariamente um problema. Imaginem a seguinte situação, você está determinando a comprar um celular novo, porém, em suas reviews, vê mais de um usuário reclamando que a tela de seu celular riscou com facilidade, ou até mesmo da fragilidade do celular. O quê você faz a partir dessa informação? Age de acordo. Compra uma película para proteger a tela, ou então, uma capinha externa para dar uma maior proteção contra acidentais quedas.


Ações contra reviews negativas 

Um usuário estava a procura de um roteador novo, e se deparou com uma marca em suas pesquisas na Amazon. Como o preço era baixo, e tinha um número alto de reviews 5 estrelas (pontuação máxima da Amazon), decidiu pesquisar um pouco mais a respeito do produto, e em todos os sites, nunca encontrou uma review abaixo do máximo, e ele suspeitava que a empresa pagava por reviews positivas. Após encontrar um fórum on-line que o roteador em questão era o mesmo, só que mais caro, que um vendido por uma companhia chines, decidiu fazer uma review de 1 estrela, alertando os possíveis compradores sobre suas descobertas. Algum tempo depois, foi contatado por um advogado, exigindo que ele retirasse sua review do site, e que concordasse em nunca mais escrever (direta, ou indiretamente) sobre seus produtos.

Carta de caráter legal recebida pelo usuário que fez a review negativa.

Carta de caráter legal recebida pelo usuário que fez a review negativa.

Se você quiser ler uma matéria mais completa, em inglês (sinto mas não encontrei em português), veja nsse site, no Consumerist.

 

 


 

Inteligência coletiva

Como explicado por Pierre Lévy, mestre em História da Ciência e tem formação em Sociologia e Filosofia, a inteligência coletiva descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos (veja mais nesse link). Com isso percebemos que a rede de reviews pode ser vista como uma forma de inteligência coletiva. Várias pessoas distintas comentando sobre o mesmo tema, no caso, um produto, formando uma rede de comentários.


 

Deixe sua opinião

Conversando com uma amiga sobre o assunto, a seguinte frase foi dita: “Acho que reviews negativas são importantes pois os outros consumidores tem que saber os contras do produto também. E sempre tem alguém que teve algum problema”.

E você, o que acha sobre reviews?

 

Fontes: BazaarVoice, iMediaConnection, Consumerist, Inteligencia coletiva, Piere Lévy

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s