Avaliações online influenciam na compra?

Um estudo realizado pela rede social ShareThis e Paley Center for Media revelou que opiniões compartilhadas na internet, como recomendações de produtos nas redes sociais, influenciam mais nas decisões dos consumidores do que o preço e a marca.

Recomendação pesa mais que o preço

Para mais da metade das pessoas, a recomendação é o que pesa mais na hora de decidir qual produto comprar. Já para 28% das pessoas, o preço é o principal fator de decisão e para os outros 15% é a marca.

1

Quanto vale uma avaliação positiva?

Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores se dispõem em pagar até 9,5% a mais por um produto se este tiver avaliação positiva ou for recomendado por outros consumidores. Isso também acaba permitindo fabricantes e distribuidores elevarem o preço de seus produtos.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que produtos que possuem avaliações negativas podem diminuir em 11% a possibilidade de compra.

2

O impacto de cada tipo de produto

O impacto das opiniões na rede pode representar quase um dólar para alimentos, 25 dólares para eletrônicos e quase quatro dólares para automóveis, por exemplo.

3

O estudo se baseou em avaliações por e-mail ou redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn, assim como recomendações mão a mão, boca a boca e críticas profissionais.

O diretor geral da ShareThis, Kurt Abrahamson, chamou a atenção para o fato de que as empresas devem sempre se preocupar em não manipular o conteúdo nem as recomendações, porque os consumidores poderiam usá-las contra os produtos. “A opinião deve ser autêntica”, avalia Abrahamson, “os canais de socialização devem ser habilitados, mas qualquer tentativa de manipulação acarreta o risco de provocar uma reação negativa”.

Fonte: ShareThis

Anúncios

Sobre Filipe Vasconcelos

Profissional da área de transportes sobre trilhos e apaixonado por mobilidade urbana. No tempo livre se arrisca em desenvolvimento front-end e programação.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s