Pensamento Crítico

Pensamento Crítico. Créditos da imagem: Envolverde

 

Pensamento crítico: prévia

Nos dias de hoje muitos remetem a relação de pensamento crítico apenas como ato de desaprovar, recriminar e depreciar algo mas ao fazermos uma análise e um estudo retrospectivo mais aprofundado vamos encontrar um sentido muito mais amplo para a definição de pensamento crítico, segundo os estudiosos e pesquisadores Fisher e Scriven definem pensamento crítico como uma compreensão competente e ágil das observações, exposições, conhecimentos e discussões.

Habilidades Cognitivas usadas ao pensar criticamente.

Ao pensar criticamente fazemos um juízo de algo, no sentido de refletir sobre no que devemos crer, ou agir através de um exame minucioso, de uma vivência, a uma manifestação oral ou escrita, e até mesmo pequenas proposições. O pensamento crítico vai além apenas de uma visão superficial ou de uma opinião subjetiva, ao pensarmos criticamente utilizamos de métodos e ferramentas mentais como a lógica, nitidez, confiabilidade, precisão, importância, valor expressivo.

Pensamento critico alem do conhecimento cientifico 

O pensamento ultrapassa até mesmo o conceito de um simples método cientifico apesar de ser ferramenta presente nas pesquisas e estudos desenvolvidos pela ciência, ele pode estar relacionado a vivência ou seja experiência que se teve com determinado objeto, ele exige do pensante nitidez, exatidão, igualdade e indícios, para não ser um argumento subjetivo apenas, ele exige um questionamento recorrente do porquê das coisas, o que exige o uso de elementos cognitivos e do intelecto para se atingir uma postura aceitável e compreensível ao argumentar.

Pensamento crítico: afinal

Podemos concluir que o pensamento crítico bem como a crítica não tem relação apenas com caráter pejorativo e pessimista que podemos construir analises e críticas construtivas sobre determinado objeto.

Referência:

SILVA, Jairo José da. Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação.    Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-60452012000200005&lng=en&nrm=iso&gt;. Acessado em:  02 de  Junho de  2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s