O que são Reviews e qual é o seu impacto?

time-review

Etimologicamente

Uma tradução livre para o termo em inglês “Review”, seria análise crítica. Com a difusão da internet nos últimos anos, tornou-se comum usuários emitirem suas opiniões em blogs, sites, redes sociais, vídeos e afins sobre produtos, serviços, projetos, processos e tudo o que pode ser analisado a fim de se emitir uma opinião sobre suas respectivas qualidades e defeitos.

Mas essa é uma definição. Na prática os “Reviews” são permeados de variáveis e devem ser analisados com cautela.

Papel dos reviews no consumo

“People ask for criticism, but they only want praise”. Essa é uma frase do auto W. Somerset Maugham, do livro “Of Human Bandage” de 1915. Traduzindo livremente seria “Pessoas perguntam por críticas, mas somente querem ouvir louvores”.

Em pesquisa realizada pela Havas WorlWide, citada no post infográfico: como as pessoas compram mostrou que 38% dos consumidores podem ser dissuadidos a realizar uma compra por causa de um Review negativo. Já 51% dos consumidores mundias dizem que comentários negativos não interferem em suas decisões na hora de comprar.

Por outro lado, a pesquisa também mostra que 53% das pessoas gostam de compartilhar boas e más experiências. Segundo Jonathan Welsh, diretor associado da Havas WorldWide, o motivo para a porcentagem de pessoas que supostamente são sinceras em suas opiniões ser tão significativo, é que na internet tem-se conhecimento de quem está emitindo a opinião.

Análise

O papel dos “Reviews” na maneira como as pessoas compram atualmente, evidencia o caráter emergente que a Internet possui. Segundo o pesquisador estadunidense, Steven Johnson, emergência em redes é a característica na qual ideias de nível mais baixo, contribuem para um nível mais elevado e para o desenvolvimento do sistema em si. Em suma, em “Reviews” uma opinião “local” contribui para algo que pode ser tido como referência para a rede. A análise de um caso isolado não tem papel significativo para o comportamento do sistema: mas sim o papel que ele constitui no todo, ou seja, sua emergência(no caso dos “Reviews”, sua pertinência e confiabilidade).

Referências:

WELSH, Jonathan. The Impact of Online Consumer Reviews. Disponível em: <http://www.huffingtonpost.co.uk/jonathan-welsh/the-impact-of-online-consumer-reviews_b_3668007.html&gt;. Acessado em: 02 de junho de 2014.

JOHNSON, Steven. Emergência: A Dinâmica de Rede em Formigas, Cérebros, Cidades e Softwares. Editora: Jorge Zahar Editor. Tradução: Maria Carmelita Pádua Dias. Publicado em: 2003

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s