Afinal: comentário negativo, é realmente negativo?

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Introdução

Comentários negativos feito por funcionários na Internet sobre as empresas em que trabalham, a primeira vista pode parecer algo que vai contra os interesses da empresa. Todavia, um estudo realizado pelo pesquisador Rohit Aggarwal, da University of Utah, indica que pelo contrário: comentários negativos podem ser benéficos para a empresa

Por que?

Segundo Aggarwal, a pessoa que tem interesse na empresa ou desejam fazer negôcios com ela, ao acessar blogs de funcionários esperam que existam apenas comentários positivos. Porém, comentários negativos, mostram que integridade por parte do funcionário e uma política transparente por parte da empresa.

Aggarwal também observou que o nível dos comentários devem ser dosados: se a crítica for muito pesada, ou se houver apenas críticas, esse efeito positivo pode ser perdido e a capacidade de a empresa realizar negócios pode cair drasticamente.

Pano de fundo

O conceito sociológico de Niklas Luhmann(1927-1998) defende que a comunicação só existe quando há uma sintonia entre o saber e o não-saber. “A comunicação bifurca a realidade: cria duas versões do mundo, a do sim e a do não, obrigando assim, à tomada de uma decisão”. Essa bifurcação da realidade gera o processo autopoiético de comunicação e permite a geração de uma comunicação futura, pautada no dissenso ou no consenso. Essa é uma pista a qual pode nos levar a compreender melhor como se dá o lado positivo de um comentário negativo sobre uma empresa na internet por seus funcionários: ele gera alternativas para melhor compreender aspectos internos da empresa, em detrimento a visão única da organização sobre si mesma, que em geral é apenas positiva.

 

 

Referências:

MULVEY, Jeanette. Negative Employes Can Be Good for Business. Disponível em: <http://www.livescience.com/17081-angry-employees-good-business.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Livesciencecom+%28LiveScience.com+Science+Headline+Feed%29&utm_content=Google+Reader&gt;. Acessado em: 02 de Junho de 2014

AGGARWAL, Rohit. Blog, Blogger, and The Firm: Can Negative Posts by Employees Lead to Positive Outcomes?. Disponível em: <http://rohitaggarwal.wordpress.com/2011/10/11/blog-blogger-and-the-firm-can-negative-posts-by-employees-lead-to-positive-outcomes/&gt;. Acessado em 02 de Junho de 2014.

LUHMANN, Niklas [2005]. A realidade dos meios de comunicação. Trad. de Ciro Marcondes Filho. São Paulo: Paulus, 2005.

LUHMANN, Niklas [1995]. Introdução à teoria dos sistemas: aulas publicadas por Javier Torres Nafarrate. Trad. de Ana Cristina Arantes Nasser. Petrópolis: Vozes, 2010.

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